Terapia física complexa

A forma de tratamento com os resultados mais consistentes para o linfedema é a Terapia Física Complexa (TFC) ou CPT – Complex Physical Therapy ou Fisioterapia Complexa Descongestiva e suas variantes. É composta por cuidados com a pele, drenagem linfática manual, bandagem compressiva multicamadas, pressoterapia e exercícios miolinfocinéticos. Esses componentes devem ser realizados conjuntamente e eventualmente podem sofrer alguma modificação na sua aplicação dependendo do quadro clínico do paciente. Se realizados separadamente o resultado pode mostrar-se ineficaz.

O tratamento é dividido em duas fases. A primeira etapa é uma fase intensiva, denominada descongestiva, onde a frequência do tratamento é maior, podendo ser diária ou em dias alternados. O objetivo é a maior redução do volume do membro possível. Tem duração de 2 a 8 semanas. Na segunda fase, após o desaparecimento do edema palpável, obtém-se a fase de manutenção, onde o paciente deve conter o volume retirado com compressão elástica apropriada e manter os cuidados com a pele e os exercícios miolinfocinéticos.

 

Fase 1: fase descongestiva

A primeira fase da TFC tem como objetivo melhorar a drenagem linfática na região inchada, soltar endurecimentos nos tecidos (fibroses) e facilitar o transporte do líquido do edema rico em proteínas.

Esta fase é constituída pelos elementos de uma drenagem linfática manual (DLM), enfaixamento compressivo, terapia exercícios e de cuidados da pele. O ideal é que seja realizado diariamente, no entando isso nem sempre é possível. Esse tratamento deve ser realizado pelo menos duas vezes na semana sem retirar o enfaixamento.

Fase 2: fase de manutenção

Na segunda fase da TFC, a DLM é reduzida conforme a necessidade terapêutica individual e o enfaixamento é trocado por mangas ou meias elásticas.

Nessa fase procura-se  manter a redução de volume obtido com o enfaixamento. 

 

 

Os resultados da TFC dependem do estágio em que se encontra a doença e de quando se inicia o tratamento.

Os pré-requisitos para o sucesso do tratamento são:

 
1) presença de um médico especialista que seja capaz de lidar com as doenças associadas;
2) um fisioterapeuta especializado nas técnicas específicas para o tratamento desses pacientes;
3) disponibilidade de material e equipamento adequado para a drenagem linfática, enfaixamento e compressão elástica; e

4) aderência completa e colaboração do paciente ao tratamento.

 

Outros tratamentos

2026 - linfedemaguru.com.br - Todos os direitos reservados.

Login







Cadastro