





Também conhecida como pressoterapia ou luvas pneumáticas, a CPI é um recurso valioso para ser associado no tratamento do linfedema.
A pressoterapia é um aparelho de drenagem linfática mecânica que tem uma manga ou bota inflável e por meio do enchimento e esvaziamento cíclico das câmaras de ar, realiza continuamente a drenagem linfática mecânica no paciente.
Os primeiros modelos na década de 50 tinham vestimentas com uma única câmara, o que acabava por gerar uma única pressão em todo o membro e se mostrava ineficaz. Atualmente as vestimentas são multicameras, variando de 3 a 36 células interligadas que geram um gradiente de pressão imitando a drenagem linfática fisiológica. Existem perneiras, braçadeiras, jaquetas e calças pneumáticas.
A pressoterapia pode utilizada como monoterapia para prevenção de linfedema e associado com DLM, vestimentas compressivas e exercícios miolinfocinéticos como forma de manutenção de um linfedema já tratado.
Esse equipamento deve ter a sua pressão minuciosamente controlada pelo fisioterapeuta pois pressões excessivas podem danificar os vasos linfáticos. Existem diversos equipamentos no mercado que não possuem controle de pressão e não devem ser utilizados indiscriminadamente.
A pressoterapia não deve ser utilizada sem a prescrição adequada de um fisioterapeuta.